ULTIMAS NOTICIAS

YUNIT JÁ ESTÁ ABRINDO DIVERSAS APLICAÇÕES


O Yunit é um fork do unity 8, que teve o Y saindo do final e vindo para o início, além do mais vêm com a proposta de prosseguir com o desenvolvimento de onde a Canonical parou. Essa é uma das vantagens do desenvolvimento do software livre, ainda que um projeto pare, nada impede que um grupo ou uma empresa se apodere do código e continue desenvolvendo da maneira que achar melhor.

Como o Mir não será mais desenvolvido, a equipe terá que trabalhar para fazer o Yunity ser compatível com o Wayland ou o Xorg. Esse era um desafio inicial, outro desafio é que o Unity 8 não estava abrindo aplicações pelo menos nos testes que fiz, ele iniciava mas não abria nenhum programa. E assim que eu soube da disponibilização da primeira versão do Yunit para o público, resolvi testar antes de passar um tutorial de instalação. 

A princípio o Yunit não estava abrindo as aplicações, mas após algumas semanas, e algumas atualizações de correção, ele já está abrindo, e dentre os programas pude testar o Nautilus, o Firefox e o Gimp.



É um importante sinal do trabalho que a comunidade está fazendo, creio que em breve teremos mais uma interface gráfica disponível para as demais distribuições Linux, e assim como hoje podemos escolher entre o Kde, Gnome, XFCE entre outras, talvez possamos escolher o Yunit também como interface em outras distros.

Seria interessante essa interface ficando pronta, vê-la sendo empacotada para distribuições como o Manjaro, Fedora e Opensuse. 

Por enquanto o Yunit só está disponível para o Ubuntu 16.04  e para instalar leia essa matéria.


Previous
Next Post »